sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quem vai pagar o mico?



Nesta tarde fizemos uma pegadinha com os alunos para descobrir "Quem pagaria o mico?"

Quando se fala em “mico” todos se esquivam e se armam buscando se proteger daquilo que possa vir a ser algo vergonhoso. E às vezes se camuflam dentro deste medo evitando toda e qualquer situação ao qual venha lhe expor um pouco mais.

Pensando nisso, organizamos algo que levasse o jovem a refletir sobre os seus medos e o porquê de se armar criando barreiras sobre coisas que são desconhecidas. Levando-os a refletir sobre: O preconceito que é gerado em torno de algo “novo” e que às vezes nos impede de progredir.
Tendo em vista esse dilema, organizamos uma dinâmica que a batizamos de “Caixa Mico” que foi orientada da seguinte maneira:

Pegamos uma caixa e dentro colocamos um chocolate e um papel com a seguinte informação: COMA O CHOCOLATE! E a levamos para a classe. Em círculo, apresentamos a caixa dizendo que iríamos colocar uma música e quando ela parasse a pessoa que estivesse com a caixa teria duas opções: Ou abria a caixa e realizava a tarefa pedida dentro do círculo, ou continuaria a brincadeira passando a caixa adiante.

Bom, não deu outra. Os jovens ficaram rolando a caixa de um lado a outro até que a aluna Elisabeth decidida a enfrentar o seu medo resolveu abrir a caixa e... Dentro estava um bilhetinho ordenando que comesse o chocolate. “Que mico em?”

Com isto, os jovens perceberam que nem sempre aquilo que desconhecemos ou que temos medo de enfrentar, tem que ser necessariamente algo ruim. No entanto, devemos deixar de ser “Preconceituosos” e primeiro observar, vivenciar, para então tomar conclusões.

Então, queridos busquem ser mais participativos e enfrentem os seus medos para que vocês cresçam não só fisicamente, mas, sobretudo que vocês cresçam intelectualmente como pessoas e jovens capazes de enfrentarem a vida percebendo-se como ser agente e modificador de sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário